[Voltar]

  Empresa capta água de chuvas pata produção de mudas

granja.jpgA empresa Iandebo Florestal – que comercializa mudas de eucalipto –  investiu R$ 1,2 milhão no desenvolvimento de um sistema para captação da água da chuva, que representa atualmente 60% da água consumida na manutenção do viveiro de mudas de eucalipto e espécies nativas. O volume coletado é armazenado em um reservatório com capacidade para 8,5 milhões de litros e passa por filtros de areia antes de ser utilizado.

“A tecnologia  tem como objetivo preservar um dos recursos naturais esgotáveis mais preciosos: a água. Queremos ser conhecidos por produzirmos mudas com a melhor estrutura disponível no mercado e também por garantirmos os princípios de saúde, segurança e meio ambiente em nossas atividades”, diz Carlos Alberto Schreiner, diretor da Iandebo Florestal, que tem como meta a produção sustentável de 10 milhões de mudas de eucalipto e 1,2 milhão de espécies nativas por ano.

A própria atividade da empresa é um incentivo à sustentabilidade. Suas mudas podem ser destinadas à recuperação de áreas degradadas, por exemplo. “As áreas arborizadas são fundamentais para promover a sobrevivência de todos, sejam seres humanos ou animais, e este é um dos motivos pelos quais escolhemos o nome Iandebo que, na língua tupi-guarani, significa ‘para nós todos’”, explica Schreiner.

A Iandebo Florestal iniciou a comercialização de mudas de eucalipto e espécies nativas em outubro de 2008. A empresa destaca-se por possuir grande parte dos processos de produção automatizados, do sistema de fertirrigação nos jardins clonais ao controle de temperatura e de umidades nas casas de vegetação. Suas instalações estão localizadas no município de Buri, em São Paulo, e ocupam uma área de 94 mil metros quadrados.

Fonte: Planeta Agro - Blog Revista Globo Rural <http://blogplanetaagro.com.br/?p=231>

[Voltar]